Panfleto Virtual
Fechar

A Banda

A Banda Cortejo Afro traz uma batida percussiva que se diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos mesclados às batidas eletrônicas e ao pop, intitulada de “revolução musical afro-baiana”. Foi criada em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. 

O Grupo é parte integrante do Bloco Cortejo Afro e apresenta releitura de experiências musicais e da estética afrodescendente, transmitindo alto astral através de suas músicas e coreografias ricas em movimentos ligados à cultura afro.

A Banda Cortejo Afro, com seus percussionistas, mestres, cantores e performances animam a festa, fazendo o público cantar e dançar junto com eles.

No currículo da banda constam participações nos Carnavais de Salvador desde 1999; ensaios pré-carnaval, no Pelourinho, a partir de 1999; shows em Córdoba e Mendonza (Argentina) em 2008; participação da sua banda em eventos, como o festival de Cultura Afro Colombiana (Bogotá); Lavagem de Madeleine (Paris); apresentações em Buenos Aires, Santiago, Lisboa e Berlim em 2007; e a participação no Movimento Afro Pop Brasileiro desde 2006.

A famosa programação de Ensaios Pré-Carnaval acontece toda Segunda-feira no Centro Histórico de Salvador, durante o verão. Os ensaios ficaram conhecidos pela participação de músicos convidados nacionais e internacionais, a exemplo de Isabella Taviani, Luiz Melodia, Araketu, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Durval Lélis, Gilberto Gil, Luis Caldas, Lazzo, Margareth Menezes, Negra Cor, Netinho, Ninha, Armandinho, Olodum, Psirico, Riachão, Roberto Mendes, Tatau, Jussara Silveria, Saulo, Caetano Veloso, Felipe Mukenga, Roberto Mendes, Emanuelle Araujo, Ilê Aiyê, Olodum, Jorge Zarath, que sobem ao palco e se apresentam junto com a percussão do Cortejo Afro.